Oi galerinha!! Aqui é a Kamilla, hoje eu estou aqui pra falar um pouquinho sobre um livro muito interessante sobre o / Holocausto. É uma história muito emocionante e que realmente vale a pena ler. É a verdadeira história do lado de quem sentiu na pele os efeitos da Segunda Guerra Mundial.
“O Homem que Venceu Auschwitz conta a história real da vida de DenisAvey, um soldado britânico que lutou na Segunda Guerra Mundial e foi feito prisioneiro de guerra no campo E715, vizinho ao campo de concentração de Auschwitz. No livro ele descreve os horrores que viveu na guerra e durante o tempo em que foi prisioneiro. Descreve com detalhes toda barbárie que presenciou e viveu submetido a trabalhos forçados junto com outros soldados aliados e milhares de judeus (os listrados). Os judeus eram massacrados, submetidos a maus tratos todo o tempo, e Avey sentiu necessidade de fazer alguma coisa, de ver essa realidade mais de perto, e apesar de todo o risco, ele troca de lugar com um judeu por duas vezes e passa a noite em seu lugar no campo de concentração.
Em alguns momentos, o livro possui trechos bem pesados. Impressionantes mesmo. O relato do momento que seu amigo Les morre vítima de uma granada é impactante. Apesar disso é uma leitura indispensável. Mostra o lado mais sombrio do homem, e o que ele é capaz de fazer em uma guerra.
Para quem deseja conhecer mais sobre a II Guerra Mundial, sob o ponto de vista de quem a vivenciou e sobreviveu, o livro é perfeito. Muito mais profundo e intenso do que aprendemos na escola, O Homem que Venceu Auschwitz é o relato de um homem de coragem que sofreu com o sofrimento dos judeus, lutou pela vida e sobreviveu para compartilhar sua experiência, trazendo uma mensagem de esperança.
Um relato emocionante e triste, mas que nos traz muitas reflexões.”
Olá pessoal, aqui é a Mariana e novamente achamos mais uma coisa interessante na revista “ 200 perguntas sobre Hitler “
Qual era o gás usado nas câmeras de extermínio?
Nas câmeras de gás usava-se o ZYKLON B. O nome, em alemão, significa ciclone, o que dá ideia de sua força. Baseado no ácido cianídrico era usado inicialmente como pesticida, mas logo se descobriu que ele tinha o inconveniente de envenenar humanos. Na verdade, ele era mortal!
O veneno era fornecido pelas empresas alemãs Degesch e Testa. Os nazistas pediam que o veneno fosse produzido sem odor, para não advertir as vítimas, que muitas vezes achavam que iam tomar banho e acabavam mortas por envenenamento e sufocamento.